• CENTROP
  • FACEBOOK
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 3
  • Slide 4

O CENTROP é uma Associação sem fins lucrativos constituída e oficializada a 25 de Novembro de 2004.

Reconhecida como ONGD desde 01 de Junho de 2009, sedeada no ISA, tem como objectivos principais a promoção e apoio ao desenvolvimento sustentável em regiões tropicais através da participação em projectos de desenvolvimento, da investigação científica, da realização de estudos sobre Agricultura e o Desenvolvimento Rural, e da divulgação de temas e acções de formação relacionadas com o desenvolvimento técnico, económico e social.

 

Workshop Portugal - África: Redes e Inovação na Investigação e no Ensino Superior.

6 de junho no Instituto Superior de Agronomia

 

O CENTROP

Programa de Apoio à Formação Avançada de Quadros do MINAGRI da República de Angola (2008 - 2012)

Arranque do Projecto - Abril 2008
Iniciou-se, no princípio do mês de Abril de 2008, este Programa de Doutoramento, que deverá decorrer durante os próximos 4 anos, com a coordenação do CENTROP e financiamento por parte do IPAD e do MINAGRI-Angola. No primeiro ano os doutorandos deverão frequentar 2/3 disciplinas de 3º e 2º ciclos, efectuar a necessária revisão bibliográfica, detalhar e corrigir o respectivo Plano de Trabalhos e apresentar um Seminário.
Este Programa beneficia 8 doutorandos, 4 deles provenientes do IIA, 2 do MINAGRI e 2 do INCA. Posteriormente apresentaram candidatura mais 7 mestres, 2 deles da Faculdade de Ciências Agrárias - Universidade Agostinho Neto.
 Alunos Mestrado Lubango 2004
 3º Seminário do “Programa de Apoio à Formação Avançada de Quadros do MINAGRI” - Junho 2009
No passado dia 25 de Junho de 2009 realizou-se, no Instituto Superior de Agronomia, o 3º Seminário do “Programa de Apoio à Formação Avançada de Quadros do MINAGRI”, coordenado pelo CENTROP e financiado pelo IPAD e MINAGRI – Angola.
O Seminário contou com a presença e participação dos orientadores Pedro Leão de Sousa, Ilídio Moreira, Raul Bruno de Sousa, Manuel Madeira, Manuel Correia, Francisco Abreu, Arlindo Lima, Ana Monteiro e Ana Novais. Os alunos de doutoramento que integram este Programa, António Chicapa, António Neto, António Teixeira, Pascoal Muondo, Paulo Tembo, Ribeiro António, Samuel Chinga e Vasco Gonçalves, fizeram a apresentação do estado de evolução dos respectivos trabalhos de investigação (todos eles a decorrer em Angola) e das perspectivas de desenvolvimento para o próximo ano, ao que se seguiu um debate, após cada exposição. O doutorando Agostinho Tchivange apresentou o seu seminário no dia 18 de Junho e os doutorandos  Henrique Alves Primo, João Francisco Cardoso e António Castame, por se encontrarem em Angola, deverão efectuar as respectivas apresentações em data posterior.
O Seminário, que decorreu entre as 9h00 e as 13h00, registou uma viva participação de todos os doutorandos e orientadores, daí resultando significativas melhorias nos diversos trabalhos de investigação, bem como uma maior interacção entre os mesmos.