• CENTROP
  • FACEBOOK
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 3
  • Slide 4

O CENTROP é uma Associação sem fins lucrativos constituída e oficializada a 25 de Novembro de 2004.

Reconhecida como ONGD desde 01 de Junho de 2009, sedeada no ISA, tem como objectivos principais a promoção e apoio ao desenvolvimento sustentável em regiões tropicais através da participação em projectos de desenvolvimento, da investigação científica, da realização de estudos sobre Agricultura e o Desenvolvimento Rural, e da divulgação de temas e acções de formação relacionadas com o desenvolvimento técnico, económico e social.

 

O CENTROP

Workshop “Portugal-África: Redes e Inovação na Investigação e Ensino Superior”

No dia 6 de junho de 2017 realizou-se na Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia, o “Workshop Portugal - África: Redes e Inovação na Investigação e no Ensino Superior” organizado pelo ISA, em parceria com o CENTROP, e promovido pelo programa Investigação Agrária para o Desenvolvimento com a África de Língua Portuguesa (IADALP), e que tinha como objectivo:
•    Partilha das experiências adquiridas no âmbito do IADALP;
•    Consolidar as parcerias de investigação no espaço Portugal-África;
•    Promover a inovação no ensino superior através das parcerias Portugal-África.
O Evento incluiu também o “II Retiro de estudantes TropikMan”.
No dia 7 de junho, realizaram-se visitas de campo à exploração agrícola Quinta da Cholda, à Associação de Agricultores AGROTEJO, ao Agrupamento de Produtores AGROMAIS e à empresa de prestação de serviços TOVERLAND, todas no município da Golegã.
O Workshop contou com os apoios financeiros da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Presidente do CENTROP eleito “Chair do Executive Board” do CTA

Na reunião do 29º “Executive Board” do CTA (Technical Centre for Agricultural and Rural Coopertaion) realizada em 16 e 17 de Março de 2017,  o  Prof. do Instituto Superior de Agronomia Augusto Manuel Correia, Presidente do CENTROP, foi nomeado “Chair do Board do CTA”.
O “Executive Board” é composto por seis membros e de forma paritária, três provenientes dos países ACP (África Caraíbas e Pacífico) e 3 de Estados Membros da União Europeia.
O “Executive Board” tem como missão apoiar, monitorar e controlar os aspectos técnicos, administrativos e financeiros relacionados com as actividades do Centro.
O CTA (www.cta.in) foi estabelecido em 1983 aquando da assinatura da Convenção de Lomé entre os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e os Estados Membros da União Europeia e que desde 2000 se norteia pelo acordo de Cotonou firmado entre os mesmos parceiros e que expirará em 2020.
Nos 34 anos de acção que já leva, O CTA prestou uma grande contribuição para a Agricultura e para o Desenvolvimento Rural dos países ACP nomeadamente em 6 áreas fundamentais:
1 – Criação de conhecimento, partilha e disseminação de informação. Vários estudos, várias reedições de livros importantes, edição de várias revistas onde a revista Esporo (Spore)   (www.spore.cta.in) assume uma importância grande pela actualidade e qualidade de informação de veicula sobre os mais diferentes temas da agricultura e do desenvolvimento rural dos países ACP.
2 – Desenvolvimento de capacidades ao nível humano, técnico, institucional e de criação de parcerias ao nível dos países beneficiários (cursos de formação nas mais diversas áreas).
3 – Adaptação de novas tecnologias e de inovações que visem beneficiar os pequenos agricultores, usualmente os mais desfavorecidos.
4 – Fortalecimento dos pequenos agricultores na sua resiliência e adaptação às alterações climáticas
5 – Desenvolvimento e capacitação dos países ACP na formulação de políticas que visem o seu desenvolvimento rural.
6 – Contributo para a inserção dos pequenos agricultores nas diferentes cadeias de valor por forma a contribuir para a sua inserção no mercado e para a sua melhoria do nível de vida.

O CENTROP aderiu à Parceria Portuguesa para a Água (PPA)

A Parceria Portuguesa para a Água (PPA) constitui uma rede de entidades públicas e privadas que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a construção e consolidação de alianças e parcerias entre as instituições e todas as nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos. Os países africanos de expressão portuguesa merecem um especial realce no quadro da PPA, pelo que a participação do CENTROP é muito relevante nesse contexto.
A PPA é uma associação de direito privado sem fins lucrativos fundada em 29 de abril de 2011, impulsionada por uma participação portuguesa particularmente ativa no 5º Fórum Mundial da Água, que teve lugar em março de 2009. Mais informações em http://www.ppa.pt

Equipe do CENTROP desloca-se a UNANGO (Moçambique)

Uma equipe do CENTROP desloca-se a UNANGO (Moçambique) de 27 de janeiro a 4 de fevereiro, para estudar com os colegas da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio as melhores formas de cooperação tendo em vista a sua capacitação nos mais variados domínios, como na formação avançada dos seus quadros.

Projectos de Desenvolvimento das Cadeias de Valor Agrícolas das Províncias do Sul de Angola, do Corredor do Lobito e das Províncias do Norte de Angola

O Consórcio CENTROP x Intersismet Consulting S.A. foi convidado pelo IDA – Instituto de Desenvolvimento Agrário de Angola, a realizar 3 estudos pré-investimento para preparação dos Projectos de Desenvolvimento das Cadeias de Valor Agrícolas das Províncias do Sul de Angola, do Corredor do Lobito e das Províncias do Norte de Angola, projectos que serão financiados pelo Banco Africano para o Desenvolvimento. Estes estudos prévios, em que participam diversos membros do CENTROP, foram iniciados no passado mês de Setembro e deverão estar concluídos no final do mês de Novembro.