• CENTROP
  • FACEBOOK
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 3
  • Slide 4

O CENTROP é uma Associação sem fins lucrativos constituída e oficializada a 25 de Novembro de 2004.

Reconhecida como ONGD desde 01 de Junho de 2009, sedeada no ISA, tem como objectivos principais a promoção e apoio ao desenvolvimento sustentável em regiões tropicais através da participação em projectos de desenvolvimento, da investigação científica, da realização de estudos sobre Agricultura e o Desenvolvimento Rural, e da divulgação de temas e acções de formação relacionadas com o desenvolvimento técnico, económico e social.

 

Noticias

O CENTROP, como parte integrante da equipe, participou a 10 de setembro de 2018 na cerimónia de lançamento do Projeto PER – Prestação de Serviços de Extensão Rural aos Agricultores de Caju e Diversificação Cultural nas regiões de Oio, Cacheu e Biombo

O CENTROP, como parte integrante da equipe, participou a 10 de setembro de 2018 na cerimónia de lançamento do Projeto PER – Prestação de Serviços de Extensão Rural aos Agricultores de Caju e Diversificação Cultural nas regiões de Oio, Cacheu e Biombo. O CENTROP em colaboração com o INPA, fará a capacitação na federação dos Agricultores de KAFO que permitirá intervir naquelas três áreas em prol do melhoramento da produção qualitativa e quantitativa do caju em cerca de 1000 agricultores que ocupam cerca de 1.500 ha. A formação teórica mas essencialmente prática que se desenvolverá, essencialmente até junho de 2019 visa fundamentalmente 4 tópicos:
1 – Levantamento adequado das áreas de intervenção por georreferenciação para se dispor da informação adequada aquando da intervenção dos extensionistas.
2 – Lançamento de um inquérito que ajude quer a um melhor entendimento do estado das plantações quer a um melhor conhecimento do agricultor(a).
3 – Definição e ilustração do itinerário tecnológico mais adequado para as condições técnicas, económicas e sociais da Guiné-Bissau
4 – Pragas e doenças mais importantes para o cajueiro nomeadamente para o caso da Guiné-Bissau.
O Projeto está incluído num projeto mais amplo do Banco Mundial o PRSPDA/AID e decorrerá até aos finais de 2019. Com o sucesso que se espera alcançar o objetivo será a extensão do projeto e fundamentalmente da sua metodologia (utilizando as associações de agricultores guineenses) por forma a cobrir a maior área possível das plantações de caju.

20180912 124947 220180912 120108 220180911 125134 2

Workshop “Portugal-África: Redes e Inovação na Investigação e Ensino Superior”

No dia 6 de junho de 2017 realizou-se na Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia, o “Workshop Portugal - África: Redes e Inovação na Investigação e no Ensino Superior” organizado pelo ISA, em parceria com o CENTROP, e promovido pelo programa Investigação Agrária para o Desenvolvimento com a África de Língua Portuguesa (IADALP), e que tinha como objectivo:
•    Partilha das experiências adquiridas no âmbito do IADALP;
•    Consolidar as parcerias de investigação no espaço Portugal-África;
•    Promover a inovação no ensino superior através das parcerias Portugal-África.
O Evento incluiu também o “II Retiro de estudantes TropikMan”.
No dia 7 de junho, realizaram-se visitas de campo à exploração agrícola Quinta da Cholda, à Associação de Agricultores AGROTEJO, ao Agrupamento de Produtores AGROMAIS e à empresa de prestação de serviços TOVERLAND, todas no município da Golegã.
O Workshop contou com os apoios financeiros da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Equipe do CENTROP desloca-se a UNANGO (Moçambique)

Uma equipe do CENTROP desloca-se a UNANGO (Moçambique) de 27 de janeiro a 4 de fevereiro, para estudar com os colegas da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio as melhores formas de cooperação tendo em vista a sua capacitação nos mais variados domínios, como na formação avançada dos seus quadros.

Presidente do CENTROP eleito “Chair do Executive Board” do CTA

Na reunião do 29º “Executive Board” do CTA (Technical Centre for Agricultural and Rural Coopertaion) realizada em 16 e 17 de Março de 2017,  o  Prof. do Instituto Superior de Agronomia Augusto Manuel Correia, Presidente do CENTROP, foi nomeado “Chair do Board do CTA”.
O “Executive Board” é composto por seis membros e de forma paritária, três provenientes dos países ACP (África Caraíbas e Pacífico) e 3 de Estados Membros da União Europeia.
O “Executive Board” tem como missão apoiar, monitorar e controlar os aspectos técnicos, administrativos e financeiros relacionados com as actividades do Centro.
O CTA (www.cta.in) foi estabelecido em 1983 aquando da assinatura da Convenção de Lomé entre os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e os Estados Membros da União Europeia e que desde 2000 se norteia pelo acordo de Cotonou firmado entre os mesmos parceiros e que expirará em 2020.
Nos 34 anos de acção que já leva, O CTA prestou uma grande contribuição para a Agricultura e para o Desenvolvimento Rural dos países ACP nomeadamente em 6 áreas fundamentais:
1 – Criação de conhecimento, partilha e disseminação de informação. Vários estudos, várias reedições de livros importantes, edição de várias revistas onde a revista Esporo (Spore)   (www.spore.cta.in) assume uma importância grande pela actualidade e qualidade de informação de veicula sobre os mais diferentes temas da agricultura e do desenvolvimento rural dos países ACP.
2 – Desenvolvimento de capacidades ao nível humano, técnico, institucional e de criação de parcerias ao nível dos países beneficiários (cursos de formação nas mais diversas áreas).
3 – Adaptação de novas tecnologias e de inovações que visem beneficiar os pequenos agricultores, usualmente os mais desfavorecidos.
4 – Fortalecimento dos pequenos agricultores na sua resiliência e adaptação às alterações climáticas
5 – Desenvolvimento e capacitação dos países ACP na formulação de políticas que visem o seu desenvolvimento rural.
6 – Contributo para a inserção dos pequenos agricultores nas diferentes cadeias de valor por forma a contribuir para a sua inserção no mercado e para a sua melhoria do nível de vida.

O CENTROP aderiu à Parceria Portuguesa para a Água (PPA)

A Parceria Portuguesa para a Água (PPA) constitui uma rede de entidades públicas e privadas que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a construção e consolidação de alianças e parcerias entre as instituições e todas as nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos. Os países africanos de expressão portuguesa merecem um especial realce no quadro da PPA, pelo que a participação do CENTROP é muito relevante nesse contexto.
A PPA é uma associação de direito privado sem fins lucrativos fundada em 29 de abril de 2011, impulsionada por uma participação portuguesa particularmente ativa no 5º Fórum Mundial da Água, que teve lugar em março de 2009. Mais informações em http://www.ppa.pt